ESPCEX

EsPCEx Escola Preparatória de Cadetes do Exército criciuma tubarão florianopolis blumenau itajaí joinvile jaraguá do sul lages chapecó

O QUE É A EsPCEx?

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é uma instituição com mais de meio século de existência, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável pela formação do Oficial combatente do Exército brasileiro.

Perguntas Frequentes

Onde o curso é ministrado?

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) localiza-se na cidade de Campinas/SP.

Como é ministrado?

O aluno da EsPCEx realiza em um ano, um curso equivalente ao 1º Ano do Ensino Superior, acrescido de formação militar necessária ao futuro cadete da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Inclui-se, além das disciplinas do Ensino Superior, a disciplina de Instrução Militar, entre outras de cunho preparatório para a AMAN e a vida militar, com ênfase na preparação física do aluno através do Treinamento Físico Militar (TFM). A conclusão do curso garante ao aluno o ingresso na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

Quais os benefícios do aluno?

O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber salário militar previsto em lei. Participa, ainda, de atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas.

O que é a AMAN?

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é uma escola de ensino superior situada na cidade de Resende. É a única escola formadora de oficiais de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência do Exército.

Para ingressar na academia, é necessário prestar um concurso público anual para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), situada na cidade paulista de Campinas. Nessa escola, com o título de Cadete, os jovens militares realizam um curso de um ano, após o qual ingressam na AMAN sem que seja-lhes necessário prestar um novo concurso público.

Edital do Concurso

Escolaridade Exigida

Para fazer o concurso, o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo

Idade

Não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula

Sexo

Masculino e Feminino

Número de vagas

440

Data(s) da(s) prova(s)

Setembro/Outubro

Local de realização da(s) prova(s)

Disponível no Edital

Duração do exame intelectual

4h20min

Observações sobre o concurso

São 2 (dois) dias de prova (sábado e domingo)

Reserve sua vaga

Quer se preparar conosco? Então preencha o formulário abaixo e garanta já a sua vaga! Quando iniciar o período de matrículas, entraremos em contato com você.

Matrículas 2017

TUBARÃO (23 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

FLORIANÓPOLIS (24 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

ITAJAÍ (25 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

BLUMENAU (26 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

CRICIÚMA (1 e 2 de JUNHO)

MAIS INFORMAÇÕES

JARAGUÁ DO SUL (05 de JUNHO)

MAIS INFORMAÇÕES

GALERIA DOS APROVADOS

0 Alunos
0 Formados
0 Experiência

Conheça nossos
cursos online