ESSLOG

EsSLog – Escola de Sargentos de Logística criciuma tubarão florianopolis blumenau itajaí joinvile jaraguá do sul lages chapecó

O QUE É A EsSLog?

A Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), é o Estabelecimento de Ensino responsável pelos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Material Bélico (Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador), Intendência (área administrativa), Topografia, Manutenção de Comunicações (equipamento rádio) e Saúde. Além do Curso de Formação de Sargentos Músicos e do Curso de Especialização em Mestre de Música. O ingresso ocorre exclusivamente por meio do concurso de âmbito nacional realizado pela EsSA. São os militares que apoiam o combate.

Perguntas Frequentes

Sobre o curso de Manutenção de Comunicações?

O concludente do Curso de Formação de Sargentos da Qualificação Militar de Sargento de Manutenção de Comunicações está habilitado a ocupar cargos e exercer funções próprios de 3º Sargento chefe ou integrante de frações elementares orgânicas do Pelotão de Manutenção e Suprimento de Material de Comunicações e Eletrônica dos Batalhões Logísticos e Seções de Manutenção de Comunicações de qualquer OM.

Sobre o curso de Material Bélico?

O concludente do Curso de Formação de Sargento de Material Bélico – Manutenção de Armamento (CFS MB Mnt Armt), está habilitado a ocupar cargos e desempenhar funções das graduações de 3º sargento e 2º sargento não aperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Material Bélico – Manutenção de Armamento (QMS MB Mnt Armt) nas Organizações Militares Operacionais e Logísticas.

Sobre o curso de Topografia?

O concludente do Curso de Formação de Sargentos de Topografia está habilitado a ocupar cargos e exercer funções das graduações de 3º sargento e 2º sargento nãoaperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Topografia (QMS Topo) nas Organizações Militares Operacionais e Logísticas.

Sobre o curso de Intendência?

O concludente do Curso de Formação de Sargentos de Intendência está habilitado a ocupar cargos e exercer funções próprias de 3º sargento chefe ou integrante de frações elementares orgânicas das Unidades Operacionais, Batalhões e Depósitos de Suprimento, Bases e Batalhões Logísticos.

Sobre o curso de Saúde?

Para se candidatar a uma vaga para a Formação de Sargento de Saúde, os candidatos devem ter concluído o curso Técnico em enfermagem até a data de sua apresentação na organização militar, possuir registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e ter entre 17 (dezessete) e 26 (vinte e seis) anos idade, referenciados a 31 de dezembro do ano de matrícula.
O concludente do Curso de Formação de Sargentos de Saúde (CFS Sau) está habilitado a ocupar cargos e desempenhar funções das graduações de 3º sargento e 2º sargento não aperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Saúde nas Organizações Militares Operacionais, nos Estabelecimentos de Ensino e nas Organizações Militares de Saúde.

Sobre o curso de Música?

Para se candidatar a uma vaga para a Formação de Sargento Músico, os candidatos devem ter entre 17 (dezessete) e 26 (vinte e seis) anos idade, referenciados a 31 de dezembro do ano de matrícula.
As oportunidades costumam ser para os naipes de clarineta, fagote em dó/ contra-fagote em dó, flauta em dó/ flautim em dó, oboé em dó/ corne inglês, saxhorne, saxofone, tuba, trombone tenor/ trombone baixo, trompa e trompete/ cornetim/ flueghorne.
O concludente do Curso de Formação de Sargento Músico está habilitado a ocupar cargos e exercer funções próprias de Sargento Músico, nos Corpos de Tropa e Estabelecimentos de Ensino.

Sobre o centro de Aviação do Exército?

O Centro de Aviação do Exército, situado em Taubaté/SP, forma o sargento encarregado pela manutenção de equipamentos de aviação. O Curso de Formação de Sargentos de Aviação é o único curso de formação que qualifica sargentos combatentes de carreira do Exército Brasileiro fora da EsSA e da EsSLog. Atualmente, a formação do futuro Sargento de Aviação está dividida em dois períodos: o básico e o de qualificação. O período básico é desenvolvido no 12º GAC, em Jundiaí/SP. O período de qualificação é desenvolvido no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

Quais os benefícios do aluno?

O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber salário militar previsto em lei. Participa, ainda, de atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas.

Edital do Concurso

Escolaridade Exigida

Para fazer o concurso o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo, com exceção do concurso Formação de Sargento de Saúde, que é exigido Técnico em Enfermagem

Idade

Não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. Com exceção dos concursos para Formação de Sargento de Saúde e Formação de Sargento Músico, onde o candidato pode ter até 26 (vinte e seis) anos de idade.

Sexo

Masculino e Feminino

Número de vagas

200

Data(s) da(s) prova(s)

Setembro

Local de realização da(s) prova(s)

Disponível no Edital

Duração do exame intelectual

4h20min

Observações sobre o concurso

O curso de Sargento agora é considerado ensino superior, ou seja, após o aluno se tornar um Sargento ele receberá um diploma de nível superior (curso Tecnólogo).

Reserve sua vaga

Quer se preparar conosco? Então preencha o formulário abaixo e garanta já a sua vaga! Quando iniciar o período de matrículas, entraremos em contato com você.

Matrículas 2017

TUBARÃO (23 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

FLORIANÓPOLIS (24 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

ITAJAÍ (25 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

BLUMENAU (26 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

CRICIÚMA (1 e 2 de JUNHO)

MAIS INFORMAÇÕES

JARAGUÁ DO SUL (05 de JUNHO)

MAIS INFORMAÇÕES

GALERIA DOS APROVADOS

0 Alunos
0 Formados
0 Experiência

Conheça nossos
cursos online