Dúvidas Frequentes

Tire as suas dúvidas, consultando as perguntas mais comuns e suas respostas

Como se tornar um Militar de Carreira?

1ª Etapa

Estudar para o concurso

2ª Etapa

Ser aprovado no concurso

3ª Etapa

Obter sua formação dentro da Academia Militar

4ª Etapa

Parabéns. Agora você já é um Militar de Carreira!

Dúvidas Frequentes Sobre Carreiras Militares

1 - O que são as Forças Armadas?

As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

2 - Qual escolaridade exigida para prestar os concursos e posteriormente ingressar na Carreira Militar?

O candidato precisa estar cursando o 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído o Ensino Médio.

3 - Qual a idade mínima e máxima para prestar os concursos de Carreira Militar?

A idade mínima para inscrição no concurso é 16 (dezesseis) anos. No entanto, é importante ressaltar que o candidato precisa ter no mínimo 17 (dezessete) anos e no máximo 24 (vinte e quatro) anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Exemplo (1): Candidato A, nascido em 25/05/2000, realizou a prova da EsSa em 09/10/2016, possuindo, portanto, 16 (dezesseis) anos na data da realização da prova. Foi aprovado. Em 2017, no ano da matrícula, Candidato A completará 17 (dezessete) anos, idade mínima para ingresso.

Exemplo (2): Candidato B, nascido em 25/05/1993, realizou a prova da EsSa em 09/10/2016, possuindo, portanto, 23 anos (vinte e três) anos na data da realização da prova. Foi aprovado. Em 2017, ano da matrícula, Candidato B completará 24 (vinte e quatro) anos, idade máxima para ingresso.

4 - Qual a diferença entre Alistamento e Carreira Militar

Alistamento é um serviço militar obrigatório, prestado por homens, no ano em que completam 18 (dezoito) anos de idade, em cumprimento ao que determina a Lei do Serviço Militar. Sendo assim, permanecem, por força da lei, em alguma das Forças Armadas por um período temporário. Caso queiram seguir Carreira, precisam obrigatoriamente prestar concurso público.

Carreira Militar como o próprio nome já diz, é seguir carreira nas Forças Armadas. Homens e mulheres têm a possibilidade de ingressar no serviço militar a partir da adolescência, mediante aprovação em concurso público, de âmbito nacional, em alguma das Escolas de Formação específicas de cada Força. Diferentemente do alistamento obrigatório, militares de carreira, aprovados em concurso, permanecem no Exército, Marinha ou Aeronáutica até chegar à Reserva Remunerada (uma espécie de aposentadoria militar).

5 - As provas para Carreira Militar são anuais?

Sim. Cada Academia ou Escola Militar é responsável pela divulgação e realização do Concurso Público. As provas da Marinha costumeiramente ocorrem nos meses de abril e de maio, as da Aeronáutica do mês de junho e as do Exército nos meses de setembro e de outubro.

6 - Quais são os principais concursos?

Os principais concursos para Carreira Militar são:
Marinha:
Fuzileiros Navais;
Aprendiz de Marinheiro;

EN – Escola Naval;

EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

 

Aeronáutica:
EEAR – Escola de Especialistas da Aeronáutica;

AFA – Academia da Força Aérea;

ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

 

Exército:
EsSA – Escola de Sargentos das Armas;
EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército;

IME – Instituto Militar de Engenharia.

7 – O que são as Academias Militares?

São escolas de formação militar. Para seguir Carreira Militar o aluno necessita de uma formação. Desta maneira, passará por um período de estudos dentro da Academia Militar que obteve aprovação. Existem Academias de Nível Superior como a EsSA, EFOMM, EsPCEx, AFA e EN e de Nível Técnico como a EEAR.

Exemplo (1): O candidato após ser aprovado na EsSA (Escola de Sargentos das Armas) estuda na instituição por um período de 18 (dezoito) meses. Os estudos são no quadro de Armas. Após a formação o aluno é nomeado 3º Sargento do Exército Brasileiro e recebe diploma de Nível Superior (Tecnólogo), seguindo Carreira Militar.

Exemplo (2): O candidato após ser aprovado na EsPCEx estuda na própria instituição pelo período de 1 (um) ano e na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) pelo período de 4 (quatro) anos. Após esse período de estudos, o(a) aluno(a) se forma em Ciências Militares (Nível Superior), seguindo, nesse caso, Carreira como Oficial do Exército Brasileiro, podendo chegar a General.

8 - Mulheres também podem seguir Carreira Militar?

Sim. As mulheres podem prestar concurso para o Exército, Marinha e Aeronáutica.

9 – O concurso é concorrido?

Sim. Além dos concursos serem em nível Nacional, as inúmeras vantagens oferecidas aos militares de carreira tornam o concurso bem disputado. Variam entre 20 (vinte) a 80 (oitenta) candidatos por vaga, dependendo do concurso.

10 - Após ser aprovado no concurso e ingressar na Academia Militar ou Escola Militar o(a) aluno(a) tem algum tipo de custo?

Não. Após a aprovação, o(a) aluno(a) tem todas as suas despesas custeadas pela respectiva Academia ou Escola Militar.

11 - Quais são os benefícios oferecidos aos(as) alunos(as) após o ingresso na Academia Militar ou Escola Militar?

Os(as) alunos(as) recebem os seguintes benefícios:
– Moradia;
– Alimentação;
– Tratamento Médico;
– Tratamento Odontológico;
– Vestuário;
– Salário Militar.

12 - O que acontece com o(a) aluno(a) após a conclusão dos estudos na Academia Miliar?

Concluído o período de formação, o(a) aluno(a) seguirá Carreira Militar, recebendo salário e benefícios de acordo com sua patente Militar.

13 - Qual a altura mínima para ingressar na Carreira Militar?

A altura mínima para homens é 1,60 m e mulheres é 1,55 m.

14 – O candidato que possui tatuagem pode seguir Carreira Militar.

Sim. A existência de tatuagem não se configura como condição impeditiva. Contudo o candidato não pode possuir tatuagem que faça alusão à ideologia terrorista ou extremista, violência, criminalidade, ideia ou ato libidinoso, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou ainda ideia ofensiva às Forças Armadas.

15 – Onde se localizam as Academias Militares?

As Academias e Escolas Militares são grandes complexos militares, sendo consideradas praticamente mini cidades. Segue localizações:
EsSA: Três Corações/MG
EsLog: Rio de Janeiro/RJ
EsPCEx: Campinas/SP
AMAN: Resende/SP
EEAR: Guaratinguetá/SP
Aprendiz de Marinheiro: Florianópolis/SC

16 – Durante o período de estudos na Academia Militar o(a) aluno(a) pode visitar sua família?

Sim. O(A) aluno(a) estuda na Academia Militar em regime de internato, de segunda a sexta-feira, Sendo assim, poderá, se desejar, visitar sua família nos finais de semana, bem como nos períodos de férias.

17 – Tenho emprego garantido após minha formação na Academia Militar?

Sim. Após a conclusão do curso, o militar segue Carreira Militar, atuando na sua área de formação, recebendo salários e benefícios provenientes de sua patente.

18 – Quais as vantagens em seguir Carreira Militar?

Diferentemente dos demais concursos públicos, o Militar de Carreira muda de grau hierárquico diversas vezes, recebendo salários de acordo com sua hierarquia. A Carreira Militar proporciona:
– Estabilidade Financeira;
– Plano Médico e Odontológico para ele e seus familiares;
– Pagamentos de transferência. Com a transferência ocorre o aumento salarial;
– Em alguns casos o militar recebe moradia e meio de locomoção;
– Cursos extras;
– Plano de Carreira;
– Aposentadoria diferenciada;
– Entre outros benefícios.

Dúvidas Frequentes Sobre o Prodez Concursos

1 – O que é o Prodez Concursos?

Somos um curso preparatório para alunos que queiram prestar concursos públicos.

2 – Como faço para participar do curso presencial?

Nossas aulas presenciais são ministradas na cidade de Criciúma-SC.

3 - Como faço para participar do curso online?

No topo do site do Prodez Concursos, você encontra o link para a nossa página de cursos online. Lá você pode escolher e comprar o curso desejado, tendo acesso imediato aos conteúdos dele.

4 – O que estudamos no Prodez Concursos?

O aluno vai aprender todos os conteúdos exigidos nos concursos públicos. A coordenação juntamente com os professores elaboram as aulas usando como base os editais dos concursos.

5 – COM QUAL ESCOLARIDADE POSSO INICIAR OS ESTUDOS NO PRODEZ CONCURSOS?

Depende do concurso. Para os concursos de nível médio das Forças Armadas é necessário estar cursando o 3° ano ou já ter concluído o ensino médio. No caso das demais carreiras, algumas exigem nível médio, outras nível superior em qualquer área de formação. Outras ainda, nível superior em alguma área específica. Assim como a escolaridade, alguns concursos também determinam a idade máxima. Então, o que vale é estar atento aos requisitos do edital.

6 – O ALUNO PRECISA PAGAR ALGO PARA ESTUDAR NO PRODEZ CONCURSOS?

Sim. O Prodez é uma instituição privada. O aluno tem custos de mensalidades e material didático.

7 – QUAL O MÉTODO DE ESTUDOS DO PRODEZ CONCURSOS?

Somos um curso que trabalha com um único objetivo: Aprovação em concursos públicos. O aluno Prodez conta com um método inovador de ensino, que oferece aulas presenciais e online. Além das aulas o aluno possui um rigoroso cronograma de estudos para seguir. Oferecemos todo o suporte educacional que o aluno necessita para ser aprovado.